O 3D prejudicou a criatividade dos jogos
Eu adoro jogos 3D. Tenho uma 7950GT q só naum faço upgrade por causa do dollar, tô esperando StarCraft II chegar, só naum jogo Fallout 3 pq a GPU naum aguenta e só naum jogo Warcraft pq é preciso ficar o dia inteiro online pra ser aceito numa guild boa e mesmo assim ficar meses juntando DKP à espera dum drop q nunca aparece, e q se aparecer vai ir pra outro cara q tem 5 DKP a mais q eu.
Mais eu tb sou jogador das antigas, já joguei nas suas épocas Atari, Master System, Mega Drive e N64. Hoje eu vivo numa nostalgia, com vontade de rejogar os jogos antigos q eu já joguei e jogar os q eu naum cheguei a jogar. Esse ano revivi a excelente história de Ocarina of the Time, e joguei uma parte de DK64 q eu naum pude jogar na época pq naum tinha o expansion pack.
Pode parecer conversa de velho falando "na minha época era muito melhor", mais naum é. Os jogos de hoje são sim muito bons, mais tb naum podemos negar q a criatividade e a variedade nunca mais foi como era na época do 2D, principalmente na época do Mega Drive.
Os jogos 3D trouxeram uma revolução, permitindo uma interação nunca antes vista com os jogos. E hoje com o poder de processamento q temos, alcançamos a prometida época onde gráficos computacionais seriam mais belos q imagens reais.
Mas, olhando a fundo, prestando bem atenção, será q realmente precisávamos tanto assim do 3D? O objetivo dum game é fornecer diversão, e isso o 2D faz perfeitamente bem.
As imagens q o 3D permite oferecem sim diversão, mas é uma diversão estática, é um vislumbramento com oq vemos... mais a diversão de verdade pra mim vem da interatividade, vem do novo.
Antigamente, oq mais recebia investimento no desenvolvimento dos games era a criação em si. Os jogos 2D eram apenas sprites sobrepostos, e pra criar esses sprites era só desenhar. Graças à "facilidade" q é "montar quebra cabeça" com os sprites, e por causa do pouco poder de processamento dos consoles, todos os jogos podiam e deviam ser feitos o mais otimizados possível, direto no baixo nível. Cada jogo era feito 100% pra ele, e depois de pronto nada do jogo era reaproveitado em nenhum outro. Isso chega ao ponto até de sentirmos saudade de pérolas, q keríamos q fosse feito um remake com novos estágios e movimentos e mantendo o estilo original, mas infelizmente esses jogos se tornaram únicos e nunca veremos uma nova versão...
Quem naum lembra de Rock'n'Roll Racing, Toe Jam & Earl, Zumbies ate my Neighboors, Decap Attack... Claro, temos jogos como Sonic, Megaman, Bomberman, Castlevania, q tiveram várias versões e q foram evoluindo a cada nova versão, permitindo q pudéssemos aproveitar eles ao máximo... mais mesmo esses jogos nunca (ou muito raramente) voltarão mais...
O 3D trouxe muitos avanços aos games, mais tb fez o custo de desenvolvimento disparar. Isso obrigou as softhouses a trabalharem com engines, de modo q 1 engine é usada pra desenvolver vários jogos, e isso penaliza muito a criatividade. Por mais criativos q os artistas sejam, eles naum desenvolvem o jogo do 0, eles pegam ele parcialmente pronto e acabam apenas, colocam sua criativilidade em cima de algo q já existe. Aí acabamos sendo servidos por algo chamado "mais do mesmo", eles pegam um modelo de jogo q já existe e criam um novo jogo do mesmo estilo.
Os q já jogaram Spot goes to Hollywood sabem como o jogo era original, tanto no ângulo de visão como na jogabilidade de controlar o char. Isso só foi possível pq o jogo foi criado do 0, a partir de nada e sem planos de ser reaproveitado pra mais nada. Desenvolvendo dessa forma, vez ou outra os artistas têm a liberdade de criar formas novas de se jogar. Coisa impossível de ser feita se eles trabalham já em cima duma engine pronta, tendo q gastar muito mais tempo modelando e desenhando as texturas, com o chefe pressionando muito mais pq o tempo de desenvolvimento é muito maior e eles precisam acelerar.
Esse problema de demora pra desenvolver jogos 3D, além de criar o modelo de engines, tb gerou problemas históricos. O mais antigo de todos acredito q foi na época do N64, qd tínhamos jogos com gráficos muito bonitos mas sem originalidade nenhuma, era nítido q estavam cortando castos na criativilidade pra investir nos gráficos. Parecia até q pensavam q o gráfico já era tudo, q de tão revolucionário a gente já ficaria satisfeito só com ele, q ele já tava consumindo tantos recursos q naum podiam investir em mais nada.
Lembro do Top Gear Rally, depois de anos depois do último jogo, 2D, o 3D prometia muito, mas a softhouse quase quebrou e o jogo passou pra mão de outra, e depois de quase ser cancelado oq vimos naum tinha absolutamente NADA de Top Gear, só a marca. O jogo era um simples jogo de corrida, até legalzin se fosse um jogo novo, mas naum pra um prometido renascimento do clássico Top Gear. Como podiam pensar em fazer um Top Gear sem nitro?! Ah é, o gráfico dele era espetacular pra época...
Outro q sofreu foi Shenmue. Muito aguardado, qd foi lançado foi muito bem recebido tb. Mas, se olharmos ele hoje, com a visão experiente de ver jogos 3D como algo normal, vemos q tem algo errado nele. Reza a lenda q história tem mais de 10 capítulos e a idéia era colocar no 1º jogo 1/3 da história, mas o desenvolvimento atrasou muito e acabaram colocando só 1 capítulo nele.
Aí ficaram com o dilema, keriam fazer o jogo com todos os detalhes planejados, mas demorava muito pra desenvolver esses detalhes... a solução seria fazer só o 1º capítulo, q acontece no Japão, e assim evitar de ter q desenvolver os cenários de Hong Kong, pra onde Ryo vai a partir do 2º. Resolvido o problema do tempo, dava pra fazer os cenários com os detalhes, mais aí naum tinha história suficiente e o jogo ficaria muito curto... A grande idéia foi enrolar. Eu desisti de jogar depois de jogar conversa inútil fora com os personagens por vários dias, só pra descobrir o óbvio q os caras q eu tava procurando eram chineses e obviamente o melhor lugar pra encontrar informação útil sobre eles era no restaurante chinês.
Antes de poder ir até lá, tive q percorrer uma área minúscula pros padrões dos jogos de hoje, conversando com uma pouca dezena de personagens, q naum falavam nada de útil além de me dar uma dica pra ir falar com o próximo personagem certo. Acredito q o objetivo dos desenvolvedores em fazer essa enrolação toda tenha sido de nos forçar a explorar todo o cenário, bater em todas as portas, olhar todos os cantos, fazer centenas de carinhos no gatinho, conversar e conhecer todos os personagens secundários. E assim aproveitaríamos ao máximo cada detalhe desenvolvido por eles, mas numa situação chata e monótona. Felizmente encontrei um video q veio junto de Shenmue II pra Xbox, q era uma gravação de alguém jogando o Shenmue I pra DreamCast, mostrando os momentos importantes e pulando toda a enrolação...
Outro problema q o aumento de custo e tempo de desenvolvimento trouxe foi a extinção das mais famosas softhouses do passado. Sega, Midway, Konami ainda existem mas muito raramente vemos algum jogo deles. SNK faliu, Capcom foi a única q conseguiu se renovar. E no lugar delas, apareceu Sony e Microsoft, q naum são da área de desenvolvimento e colocam o lucro acima da qualidade, fora a Eletronic Arts q compra toda softhouse q encontra à venda só pra sucatear a empresa e estragar seus jogos.
Hoje os jogos são bons sim, mas hoje eles são desenvolvidos no modelo de maquinofatura, oq fazem é criar 1 jogo vez ou outra e ficar refazendo ele dezenas de vezes com novas cores e falas. Antigamente, os jogos eram artesanais, obras de arte, cada jogo era único, era só ele no seu estilo, pq cada jogo era diferente.
Hoje só sobrou a Nintendo como empresa q preza a criativilidade (tá, a Blizzard tb, só q essa lança 1 jogo por década e mesmo ela já entrou na moda de lançar expansions pra Warcraft e cagou no lobby original [WTF? Pally na Horde?!?!]). Mas mesmo assim ela acabou voltando sua criatividade pro hardware e usando o software como suporte ao novo hardware, oq no fundo acaba sendo a mesma coisa das engines já q toda a originalidade vem do controle e naum dos jogos em si.
E vc, oq pensa sobre isso? Lembra de algum jogo original q foi totalmente diferente de tudo visto antes, e de tudo visto depois tb? Como será q vai ser o futuro dos games? Por mim, se naum for só MMOGs q temos q pagar mensalidade, já vai tar bom...
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