Dicas pra Great Barracks e Great Stable
Great Barracks e Great Stable é um assunto pouco abordado em tutoriais na net, pelo menos foi oq percebi recentemente qd fui procurar informação sobre eles, então resolvi compilar oq encontrei espalhado e fazer um tutorial sobre como eles funcionam.
Antes de tudo, uma informação de extrema importância e muito pouco falada: Great Barracks e Great Stable NÃO podem ser construídos na capital!!
Como (espero q) todos saibam, a diferença da capital pras outras vilas é q na capital os resource fields podem ser upados acima do lvl10, só na capital temos o Palace e o Stonemason, e principalmente a capital naum pode ser conquistada. Eu reparei q algumas pessoas escolhem a dobradinha 15-cropper, main military base e capital, pensando q assim vai ficar melhor imune a ataques. Aparentemente isso é uma péssima idéia, afinal a capital naum pode ter essas 2 buildings e consequentemente a capital é uma má escolha pra ser a main military base, e no final das contas os inimigos naum podem conquistar nossa capital (q se for a main military base vai ser muito desejada por eles, pra usar ela na sua ofensiva), mas ainda podem destruir ela.
Taí outra informação pouco falada: a capital pode ser zerada e destruída desde q tenhamos pelo menos mais 1 vila no jogo. Outro motivo pra querer colocar um 15-cropper como capital, é impedir q esse cropper seja tomado. Daí mesmo q sejamos destruídos nossa capital vai permanecer, e o inimigo nunca vai conseguir a tão desejada 15-cropper. Pra lidar com esses engraçadinhos, basta certificar q pelo menos 1 das vilas deles vai permanecer sem ser zerada, e catapultar sua 15-cropper capital até ela ser destruída. Ela vai ser destruída e ele vai ser reduzido a cinzas na sua outra vila restante, liberando o cropper pra gente.
Tb reparei q muita gente coloca sua main military base numa vila 4-4-4-6. Isso naum tá tecnicamente errado, mas usar uma cropper pra isso é mais recomendando. À medida q nossa tropa cresce a demanda por crop fica absurda, e obviamente uma cropper lida melhor com essa situação. Se temos nossa main military base numa cropper, podemos manter toda nossa tropa de ataque lá, além de uma boa tropa de defesa junto, e permanecer sem preocupar com crop negativo pelo menos até termos um consumo um pouco acima de 10K crop.
Já se nossa main military base é uma vila 4-4-4-6, temos q escolher entre espalhar nossa tropa entre várias outras vilas ou ficar constantemente enviando crop de todas as vilas pra lá, sob risco de toda nossa tropa morrer de fome. A 1ª naum é adequada, pq qd enviamos a tropa pra ataque nossa main military base precisa alimentar a tropa a qqr custo...
Mas tb isso naum é o fim do mundo, em Travian sobrevivência é mais importante q poder de ataque, e um round dura meses. Podemos muito bem desenvolver uma 4-4-4-6 como main military base, e depois tomarmos uma cropper e evoluir ela pra ser nossa nova main military base, deixando a antiga como ataque secundário ou mesmo como base encarregada de farmar.
É interessante tb indicar uma diferença marcante entre ofensiva e defensiva. A defesa pode ser produzida de forma espalhada, com cada vila produzindo sua própria defesa primária e com algumas vilas encarregadas de produzir a "tropa de elite" da defesa, com upgrades e tudo mais, e usar essa "tropa de elite" da defesa deslocando ela pra onde for necessário, onde a defesa local naum der conta do recado.
Já a ofensiva naum. Ao enviarmos uma tropa como reforço duma vila pra outra, ela só serve como defesa, ela naum pode ser reenviada de lá pra ataque. Cada tropa só pode ser enviada pra atacar a partir da vila onde ela foi treinada, e tropas de vilas diferentes naum podem ser fundidas num único ataque.
Ainda podemos calcular o tempo q cada tropa vai levar pra chegar no mesmo alvo e enviar elas de forma a chegarem juntas, mas mesmo assim o resultado vai ser inferior. Eu fiz um teste no Combat Simulator: coloquei 1000 pretorians na defesa, e 200 imperians no ataque, os 200 imperians lógico morreram e mataram 101 pretorians, sobrando 899. Então chegou o 2º ataque com mais 200 imperians pra atacar esses 899 pretorians, e mais 106 deles morreram, sobrando 793. Agora outro teste, mandei 1 único ataque com 400 imperians contra os 1000 pretorians, e morreram 285, sobrando 715 pretorians, 78 a menos do q se o ataque tivesse sido dividido em 2... Isso mostra portanto q perdemos em eficiência se dividirmos nossa produção de tropas em 2 vilas, devendo fazer isso só no caso de já termos Great Barrack e Great Stable produzindo no talo na main military base.
Por fim, tem a questão dos upgrades. No Bkacksmith (ferreiro) podemos fazer upgrade das nossas tropas, e no lvl20 o poder de ataque delas fica 34,7% (1,015^20) maior. O upgrade é caro e muito demorado. Com 1 única base produzindo tropas de ataque podemos fazer upgrade 1 única vez, e pra cada 1000 unidades produzidas com o upgrade é como se fizéssemos 1347 unidades básicas. Com 2 bases precisamos fazer o upgrade nas 2, deixando o custo proibitivo.
Mas voltando ao assunto do post. Escolhida nossa capital, preferencialmente próxima da nossa main military base, q idealmente é um cropper, como devemos usar as Great Barrack e Great Stable? qual a utilidade delas e como elas funcionam?
Ao contrário de outras construções, q ao chegar no lvl20 podemos começar a construção de outra igual, com Barrack e Stable isso naum é possível. Ao chegarmos com esses 2 construções no lvl20, em vez de termos outra pra construir, temos disponível é suas versões Great. O motivo mais provável pra isso é impedir q alguém tenha uma main military base constituída apenas de Barracks e Stables, numa produção monstruosa de milhares de tropas diárias, q poderiam ser enviadas todas num ataque só e causar um estrago absurdo. Em vez disso, os desenvolvedores resolveram limitar a velocidade de produção de tropas, e criaram as Greats como forma de aumentar a produção com penalidade de aumento de custo.
Vamos aos números. Tomando os Romans como exemplo, uma Barrack lvl20 produz 1 imperian a cada 1min48s, oq dá uma produção horária de 33 unidades e diária de 800 unidades. Tendo resources suficientes pra alimentar uma produção constante de imperians, inclusive durante todo o tempo q estamos away, é impossível uma Barrack produzir mais de 800 imperians diários, naum importa oq façamos. Se tivermos uma produção de resources de forma q 800 diários seja pouco, podemos fundar uma military base secundária, mas como eu mostrei ela naum seria tão eficiente, e o pior: nossa main military base ficaria com seu poder de produção estagnado...
É aí q a Great Barrack aparece, qd nossa produção de resources fica tão alta a ponto de estagnar nossa produção de tropa de ataque, ela é a única forma de aumentar nossa velocidade de produção... mas há uma penalidade.
As Great Barrack e Great Stable funcionam da seguinte forma: elas produzem tropas na mesma velocidade q suas versões normais de mesmo nível, a um custo 3x maior. Simples assim, nada de produzirem mais rápido.
O correto é usar elas após suas versões normais estarem abarrotadas de produção, com uma fila q dure tanto tempo q vamos ficar com resources encalhados sem mais oq fazer. O tamanho dessa fila varia, acredito q deva ser o tempo suficiente pra já termos iniciado todos os upgrades q quisermos em todas as vilas, e ainda sobrar resources q queiramos gastar em produção mas q fique sobrando. Ou se quisermos produzir muito em pouco tempo direcionando todos os resources pra produção de tropas, a fila estar grande e mais resources estiverem vindo sem lugar pra colocar. Eu especificaria o prazo da fila em 12 ou 24 horas, dependendo da urgência.
Com a fila devidamente grande e ainda com resources pra gastar, começamos a produzir tropas na Great, torrando o triplo de resources mas dobrando a produção de tropas. Logicamente naum adianta ter a normal com uma fila de 2 ou 3h e produzir 30min na Great, pra então os resources acabarem e qd a fila na normal acabar estarmos ainda sem resources e produzirmos só mais 1h de tropa; ou gastarmos tudo em poucas horas na normal e na Great e ficarmos sem resource pra contruir buildings, pra depois irmos pras buildings e ficarmos sem resource pra tropas, q vão ficar paradas comendo sem fazer nada. Do mesmo jeito naum adianta ter pressa produzindo tropas por 2 dias pra depois ficar 1 semana com elas paradas sem produzir mais nada.
O uso das Great Barrack e Great Stable deve ser estratégico e programado, se naum apenas jogamos resources fora sem necessidade. O funcionamento exato delas, é da seguinte forma:
Cara unidade treinada na Great Barrack custa o triplo do q ela custa na Barrack. Vc pode treinar unidades na Barrack e na Great Barrack paralelamente, dobrando assim a capacidade de produção. Com a Barrack e a Great Barrack produzindo juntas, produzimos o dobro do q produziríamos só com a Barrack pelo quádruplo do preço. Logo, dobramos nossa produção e cada unidade fica com o dobro do preço.
Veja: Barrack custa X pra produzir Y tropa
Great Barrack custa 3X pra produzir Y tropa
Assim custa 4X pra produzir 2Y de tropa se somarmos a produção de ambas.
Depois disso, se quiser aumentar ainda mais a produção só mesmo fazendo uma military base secundária. Mas com uma main military base totalmente equipada, com upgrades e tudo mais, uma secundária naum ficaria satisfatória tão cedo, sendo melhor investir em crescimento de produção de resources.
Ainda tem uma situação onde uma military base secundária pode ser justificado, q é se quisermos atacar mais de 1 alvo simultaneamente, aí naum temos mais a necessidade de atacar com toda a capacidade de tropas duma vez só. Mas aí tb estaremos atacando alguém bem mais fraco q a gente, quase um farm. Pra atacar inimigos fortes, uma tropa grande ainda é vantagem, ainda mais qd essa tropa tem todos os upgrades e podemos refazer ela mais rápido.
A naum ser q só ataquemos inimigos menores, acredito ser mais negócio montar uma military base grande e devastadora, fazer uma defesa q proteja nossas vilas de forma adequada, principalmente a main military base (nunca esqueça q tropa de ataque naum serve como defesa...), conseguir fazer tropas durante dias a fio sem parar e nem estagnar o crescimento das construções, pra só depois investir numa outra base de ataque.
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